quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os 12 tipos mais esquisitos da Internet.




O site da CNN publicou recentemente um texto bem interessante sobre os usuários do Facebook. Eles começam comparando a rede social a um grande evento com amigos, familiares, conhecidos e colegas de trabalho.

E, como em toda festa, há sempre aquelas pessoas interessantes de se conversar, mas também aqueles que não são tão agradáveis assim, diz o texto. O grande barato foi que eles categorizaram esse pessoal que eles rotulam como "meio esquisitos" em 12 tipos distintos.

Ficou muito bom.Além de boas risadas, essas informações podem render grandes insights pra campanhas ou ações específicas e nos trazem um pouco mais de conhecimento sobre os internautas.Vejo essas definições mais como arquétipos dos usuários em geral – seja do Facebook, Orkut ou Twitter.

São facetas que todos nós temos, algumas mais intensas do que outras, que podem ser até nulas. No entanto, há pessoas que tem um desses pontos tão forte, que podem realmente ser resumidas a uma dessas classificações.


Confiram a tradução/adaptação de cada tipo:


1 – O deixe-me-contar-cada-detalhe-sobre-meu-tedioso-diaÉ aquele sujeito que posta coisas do tipo: “Estou levantando.” “Acabei de comer sucrilhos no café da manhã.” “O dia está muito chato aqui no trabalho.” “Estou parado no trânsito.” Eles adoram contar ao mundo o que ninguém quer saber. Provavelmente, o fato de possuir 432 amigos no Facebook o faz esse cara pensar que todos querem saber que ele está esperando o ônibus.


2 – O rei da auto-promoçãoTodo mundo, certamente, já postou sobre alguma conquista ao menos uma vez. E, provavelmente, seus amigos realmente gostaram de ler seu artigo ou saber da nova promoção que você teve na empresa. No entanto, praticamente todas as atualizações desse cara sobre o qual estamos falando são links para atualizações no seu blog, para suas novas poesias, para seus resultados esportivos, ou para divulgar suas exposições de arte.


3 - O adiciona-todo-mundoEm média, um usuário do Facebook tem 120 amigos. No entanto, esse sujeito parece ter a capacidade de fazer amizades eternas por onde passa – da pessoa no carro ao lado a um “companheiro” de elevador. Por isso mesmo, sua lista tem cerca de 1.000 amigos! Há grandes indícios de que ele está, na verdade, a fim de aparecer.


4 – O anunciadorEspecialista em anúncios do tipo: “O Michael Jackson morreu!!!" Você ouviu de mim em primeira mão!!! O objetivo desse pessoal é trazer as notícias que eles imaginam ser de primeira mão. Só que, nessa busca, acabam espalhando boatos e rumores como o de que o ator Jeff Goldblum havia morrido ao cair de um penhasco na Nova Zelãndia.


5 – Os sem noçãoPra eles não existem limites de privacidade e boas maneiras. As mensagens são do tipo: “A noite de ontem foi selvagem! Minha mulher viu até estrelas!” ou “A fulana de tal nunca esteve tão gostosa!” Para esses informantes “sem noção”, tudo é assunto: principalmente os detalhes da vida sexual, problemas no casamento, observações sobre a vida alheia, e outros assuntos constrangedores.


6 - O duro-de-entenderPara ele, não existe pontuação, acentos, vírgulas. Ele deve achar que no mundo digital, não existem regras gramaticais. O problema é que acaba parecendo um idiota. Estilo básico: “num veju a hora de acistir aquele filme novo q ta passanu no cinema do shopin pertu di casa so q vo t q espera o findisemana pra pode i.” Parace mentira, mas esse tipo existe. E é mais comum do que parece.


7 - Os caçadores de simpatia“A Bárbara está triste hoje.” “Ainda bem que tudo isso passou” “Finalmente o Jim teve boas notícias” Como caçadores atrás das suas presas, esses sujeitos tristes e carentes estão sempre com seus anzóis armados – sempre com um tom de lamento – na esperança de obter respostas de confortantes. Ao invés de notícias genuinamente ruins, eles são especialistas em mensagens manipulativas para obter atenção.


8 - Os silenciososSão voyeurs,ou pessoas extremamente cuidadosas ou então preguiçosa demais para atualizarem seus perfil e mandarem recados. No entanto, quando você encontra com um deles, eles sempre comentam sobre um recado que você recebeu, ou sobre uma foto nova que postou. Ou seja, você sabe que eles estiveram lá, mesmo que silenciosamente.


9 - Os ranzinzas Esses indivíduos adoram espalhar sua irritação pela rede. O negócio deles é reclamar. E eles sempre acham um motivo, seja qual for o assunto. Como resultado, temos comentários do tipo: “Há pessoas que, de tão idiotas, não conseguem perceber o quanto são idiotas .”


10 - O PaparazzoSão especialistas em descobrir fotos de conhecidos, de preferência em festas, eventos – imagens que não interessam a alguém que não seja você mesmo. A outra especialidade desses usuários é de divulgar esse material. Em função deles, muitos casais se separaram, muitos adolescentes já ficaram de castigo e o filme de muita gente já foi queimado.


11 - Os obscurosO negócio deles é enviar mensagens sem sentido – geralmente breves demais. São autores de falas como: “Se não for agora, quando será?” “Vamos ver...” Ele é sim. Mundo pequeno esse.” “Ele achou que estava imune, mas não estava não.” É difícil saber do que estão falando.


12 - O convidador crônicoÉ o especialista em mensagem do tipo: “Apoie a minha causa.” “Assine meu abaixo-assinado.” “Jogue Mafia Wars comigo.” “Qual personagem de Guerra das Estrelas você é?” Ele é bem intencionado, o problema é que ninguém se importa com o que ele tem a dizer.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
    Muito engraçado, a proposta é bem bacana...
    Muito bem bolado!

    ResponderExcluir