quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Havaianas, a vovó e o sexo

O mais recente comercial de Havaianas, com a vovó, Cauã Reymond e a temível palavra “sexo”, foi supostamente tirado do ar devido as reclamações de consumidores. No lugar, a simpática senhora explica que a veiculação do filme foi interrompida em respeito as opiniões das pessoas, e que quem quiser ver pode conferir na internet, incluindo no site da marca.

Ao contrário do que alguns podem interpretar, o filme não foi tirado do ar através de ação do CONAR, e sim por decisão da própria Havaianas. Na intenção de se mostrarem como uma empresa democrática, tomaram a atitude antes de um posicionamento oficial do Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária.
Algumas reações na internet acusam a AlmapBBDO, responsável pela campanha, de orquestrar uma ação totalmente planejada. Um comercial que invariavelmente geraria polêmica, mas já com uma resposta pré-gravada para inflamar ainda mais a discussão posteriormente.

Ação planejada ou não, é impossível duvidar de que a peça tenha gerado milhares de protestos. Por motivos muito mais amenos, já vimos dezenas de criações saírem do ar por implicância e hipocrisia de espectadores que se horrorizam com um comercial, mas que continuam deixando os filhos na frente da TV durante a novela das 21h.

Com reclamações ou não, agência e cliente devem estar comemorando o fato de terem colocado um filme publicitário nas rodinhas de conversa entre amigos. Não é essa a intenção de um comercial?

2 comentários:

  1. ao meu ver, a polêmica seria inevitável.

    os conservadores repudiam
    os modernos aplaudem.

    ao meu ver, as Havaianas ganhou tirando o anúncio do ar. Pois a contra-resposta é sempre mais vitoriosa que a repressão. Ficou boa a resposta da vovó se mostrando "moderninha" diante essa repressão do público.
    discussões acaloradas girou em torno do assunto

    ResponderExcluir
  2. Não é justo as pessoas reclamarem de um comercial, afinal, como vc mesmo disse elas deixam os filhos assistirem a novela das 21h, o que é muito pior!
    O problema é que as pessoas fecham os olhos para os problemas próprios e se preocupam com coisas que estão presente na vida delas a todo momento! Vai entender! =P

    ResponderExcluir