segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As 6 lições do melhor trabalho do mundo!


No ultimo festival de Cannes um concorrente quase que improvável arrebatou de uma só vez o Grand Prix em três categorias – direct, cyber e PR. Algo inédito nos mais de 50 anos de história do evento. O mais curioso é que o cliente não era nenhuma grande empresa multinacional, de verbas gigantescas, mas sim o bureau de turismo de uma pequena ilha da Austrália.O Best Job in The World foi um case bem interessante, sobre o qual todo mundo provavelmente já ouviu falar. Investimento modesto e uma mega repercussão. Pra ver em detalhes, tem o vídeo case aqui.Além dos resultados diretos da comunicação, a campanha continua acontecendo, e vem tendo um impacto cada vez maior. No início de julho, o vencedor da competição começou a contar sobre sua experiência em um blog, no Twitter, com vídeos no Youtube e fotos no Flickr, gerando ainda mais interesse pelo destino turístico. Além disso, a Amway Austrália escolheu o local para sua conferência anual e a companhia aérea australiana Virgin Blue lançou um vôo direto de Sydney até a pequena Hamilton Island, o que mostra o aumento considerável da demanda pelo local.Sobre esse assunto, acabei de ler um texto bem interessante do Rohit Bhargava, SVP de estratégia digital da Ogilvy PR, chamado As 6 lições da melhor campanha de todos os tempos. Como o título diz, ele aponta algumas lições que podemos tirar dessa experiência fantástica. Obviamente, diz Bhargava, nem todos os produtos que trabalhamos no dia a dia são tão atrativos quanto uma ilha paradisíaca, mas temos muito a aprender muito com essa história. Vale a pena.

1. Crie algo fácil de acreditar. É a razão da promessa que costumamos colocar nos briefs criativos. Alguns profissionais de marketing dizem para nunca afirmarmos algo se não pudermos provar. No entanto, como provar, neste caso, que se trata mesmo do melhor trabalho do mundo? Não dá. Mas é muito fácil fazer as pessoas acreditarem, porque um lugar tão bonito cabe exatamente na concepção popular do que seria um trabalho dos sonhos.
2. Não importa a verba do cliente. Um dos grandes benefícios de um trabalho inteligente de relações públicas e mídias sociais é a possibilidade de obter escalas de uma maneira que a propaganda convencional não consegue. Ou seja, você não precisa pagar pra conseguir mais. O grande truque é ter uma mensagem sobre a qual as pessoas não consigam ficar sem comentar.
3. Foque no conteúdo, não no tráfego. Uma campanha típica foca no tráfego para algum tipo de site. Para o melhor emprego do mundo, o maior resultado foi ter tido mais de 34.000 vídeos no youtube vindos de pessoas do mundo todo comentando o quanto gostariam de trabalhar no local. Todo esse material - somado aos views de cada, multiplicados pela visualização no longo prazo - deixa claro o verdadeiro impacto da campanha.
4. Crie um motivo real para as pessoas compartilharem. Outro elemento dessa campanha que funcionou muito bem foi o fato das pessoas poderem votar nos vídeos. Depois que alguém enviava um vídeo, eles tinham um incentivo para compartilhá-lo com todo mundo em suas redes sociais para tentar conseguir mais votos.
5. Nunca subestime o poder dos criadores de conteúdo. As estatísticas mais recentes apontam que entre 1% e 10% da base de qualquer rede social são os criadores de conteúdo. Apesar das porcentagens parecerem pequenas, o impacto potencial de alguns desses indivíduos são vastos na rede. Isso poderia se tornar facilmente uma arma secreta para sua próxima campanha.
6. Dê vida posterior à sua campanha. A melhor coisa dessa campanha, segundo Bhargava, pode ser o conteúdo que ainda virá pela frente. Ben Southall, o vencedor, começou a espalhar mais conteúdo – altamente envolvente - pela internet. A alta qualidade do material inspira qualquer um a conhecer o local paradisíaco. Pelos próximos seis meses, ele desbravará o estado de Queensland e trará à tona outras oportunidades únicas. O melhor de tudo é que esse conteúdo viverá por muito tempo após a duração da campanha.


Méritos ao Blog CHMKT.

Um comentário:

  1. aeeeeee Bocãooo! parabéns pela postagem!

    Uma postagem bacana para um dia bem inspirador!
    Espero que tenha gostado do começo da sua jornada!

    estamos juntos, sempre!
    sucesso!
    espero que alcance cada vez mais os melhores empregos do mundo! seja em uma ilha... seja em qualquer lugar

    abraços!

    ResponderExcluir